Bacia Hidrográfica do Rio Zaire/Congo
O rio Congo tem a sua origem no vale Rift a uma altitude de 1.430 m, ligeiramente a Sul do lago Tanganica, na República da Zâmbia. Este rio percorre cerca de 4.700 km até a sua foz no oceano Atlético, num amplo estuário na República de Angola, onde recebe a denominação de rio Zaire.
A bacia hidrográfica do rio Zaire/Congo é partilhada pela República de Angola, República dos Camarões, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, República do Gabão, República do Tchad, República da Tanzânia, República do Burundi, República da Zâmbia e a República do Malawi. Esta bacia hidrográfica possui uma área de aproximadamente de 3.699.100 km2, dos quais 93.300 km2 encontram-se em território angolano, onde administrativamente abrange as províncias do Zaire, Uíge, Malange, Lunda Norte e Lunda Sul.
No âmbito da gestão partilhada dos recursos hídricos desta bacia hidrográfica, foi assinado em 1997, pelos Chefes de Estados da República dos Camarões, República Centro Africana, República do Congo e a República Democrática do Congo, o primeiro Acordo que cria a Comissão Internacional das Bacias hidrográfica dos rios Congo-Obangui-Sangha designada por CICOS, cujo objectivo principal era o ordenamento do tráfego fluvial dos países ribeirinhos do rio Congo e dos seus importantes afluentes Oubangui e Shangha.
O segundo Acordo da CICOS, que vigora até à presente data, foi assinado em 22 de Fevereiro de 2007 na cidade de Brazzaville, pela República dos Camarões, República Centro Africana, República do Congo e a República Democrática do Congo. Este Acordo prioriza a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Congo.
A República de Angola comunicou a sua adesão a CICOS na reunião de Ministros que teve lugar em Kinshasa, República Democrática do Congo no dia 25 de Junho de 2015 (www.cicos.int).